Trabalho Voluntário - Certificado

Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 15h40 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 15h57 | Acessos: 4223

Trabalho Voluntário

Certificate Icon Stock Illustration - Download Image Now - iStock

Passo a passo para solicitação do Certificado de Trabalho Voluntário

O que é?

É um documento emitido pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM que comprova a realização de atividades voluntárias nas dependências da universidade.

No certificado, devidamente assinado pelas autoridades competentes, deverá constar, a função, o período de vigência, a lotação, o número do processo que originou o Termo de Adesão ao Programa de Trabalho Voluntário (TAPTV) e o número do processo de emissão do certificado.

Quem pode solicitar?

• O próprio voluntário;
  • Terceiros, mediante autorização expressado voluntário (clique aqui) e apresentação da cópia do documento de identidade (com assinatura).

Passo a passo do procedimento

1. Fazer a solicitação
  • Encaminhar e-mail para a Coordenação de Recrutamento e Seleção - CRS solicitando a emissão de Certificado de Trabalho Voluntário  mencionando o nome completo do voluntário e o ano da realização das atividades para o endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

• Obs: Se for o caso de um terceiro solicitando o certificado em nome do trabalhador voluntário, anexar, além das informações acima, a Autorização de emissão de Certificado de Trabalho Voluntário juntamente com a Cópia do documento de identidade.

1. Solicitação de atestado das atividades
  • A CRS abrirá um processo eletrônico (SEI!) e encaminhará à unidade responsável pelo acompanhamento e orientação do trabalho voluntário, conforme descrito no Termo de Adesão.
  • A unidade confirmará o desempenho das atividades do voluntário bem como atestará sua conformidade com o Termo de Adesão ao qual este está vinculado.

1. Emissão do Certificado
  • Após o recebimento do processo, a CRS procederá com a emissão do Certificado, que deverá apresentar a assinatura do (a):
  • Servidor (a) responsável;
  • Diretor (a) de Desenvolvimento de Pessoas.

1. Encaminhamento do Certificado
  • A CRS encaminhará o Certificado de Trabalho Voluntário  (em formato pdf.) para o mesmo e-mail que solicitou a emissão do documento.

1. Validação do Certificado