Página inicial > Informes e notícias - DSQV > Projeto Conexões em Saúde - A atenção ao assédio moral no âmbito da UFAM

Projeto Conexões em Saúde - A atenção ao assédio moral no âmbito da UFAM

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 11h16 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 11h54 | Acessos: 555

A Coordenação de Desenvolvimento Social vinculada ao Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas apresenta a série “CDS em 5 minutos” do Projeto Conexões em Saúde, com o tema “A atenção ao assédio moral no âmbito da UFAM”.

O projeto Conexões em Saúde tem como intuito socializar informações e orientações a partir de material audiovisual sobre o autocuidado com a saúde, direitos e deveres, com vistas à adoção de práticas que melhorem a qualidade de vida no trabalho dos servidores da UFAM.

Nesta edição, o tema abordado é “A atenção ao assédio moral no âmbito da UFAM”, e conta com a participação do presidente da Comissão Executiva do Acordo de Cooperação Técnica para a Criação de Mecanismos de Atenção, Prevenção e Combate ao Assédio Moral (CECAM), Ronaldo Vitoriano Bastos, que caracteriza o assédio moral como “uma série de condutas abusivas repetitivas e frequentes que tem uma intencionalidade, com o objetivo de precarizar as condições de trabalho”.

Segundo o Sr. Ronaldo Bastos, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desde 2017 vem implementando um Acordo de Cooperação Técnica que conta com representação de várias instituições jurídicas, associações e sindicatos, com o objetivo de prevenir e enfrentar o assédio moral no âmbito da instituição, que resultou em 2018 no Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e recentemente na institucionalização da CECAM à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGESP, conforme a  Resolução do Conselho de Administração (CONSAD) nº 034, de 11 de agosto de 2022.

No intuito de orientar e esclarecer os servidores acerca das medidas a serem adotadas no caso de assédio, recomenda-se a leitura da Cartilha sobre assédio moral e sexual no trabalho.

E no caso de denúncia o(a) servidor poderá efetuar  o registro no portal da Ouvidoria da UFAM, por meio da Plataforma Fala.BR, que é um canal integrado para encaminhamento de manifestações a órgãos e entidades do poder público. O Fluxograma do tratamento das manifestações está disponível no endereço: https://portalouvidoria.ufam.edu.br/fluxograma.html. Assim, ao receber o registro e/ou a denúncia a Ouvidoria encaminhará e acompanhará o andamento do processo junto à Corregedoria e à CECAM.

Caso o(a) servidor(a) deseje solicitar o atendimento e/ou pedido de orientação diretamente a CECAM, pode realizar por meio do e-mail cecam@ufam.edu.br.

Referências:

UFAM. Resolução nº 034, de 11 de agosto de 2022, que dispõe sobre a Prevenção e Combate ao Assédio Moral no âmbito da Universidade Federal do Amazonas.

Ouça este e outros episódios da série CDS em 5 minutos no nosso canal no spotify clicando aqui 🎧.

Fiquem atentos à programação da Coordenação de Desenvolvimento Social - CDS na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, na aba CDS. E siga-nos no Instagram do Centro de Atenção Integral à Saúde - CAIS (@cais_ufam) e no Instagram do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida - DSQV (@dsqv_ufam).

Saiba mais sobre o Projeto Conexões, por meio dos telefones (92)3305-1479 / 99318-2983 e/ou por E-mail: cdsprogesp@ufam.edu.br