Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ações de Capacitação 2018

  • Publicado: Quarta, 09 de Janeiro de 2019, 12h32
  • Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 11h47
  • Acessos: 1186

CONFIRA OS FEEDBACKS DOS CURSOS DE 2018 - CLIQUE AQUI

 

 

Integrando-se à UFAM


Introduzir os servidores técnico-administrativos recém-ingressos no ambiente sócio profissional da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, buscando proporcionar o conhecimento e reflexão sobre temas importantes em várias vertentes do ambiente organizacional da instituição.

 

Treinamento de Operacionalização do SIE – Turma 1


Capacitar o servidor técnico administrativo para tramitar e utilizar o SIE (Sistema Integrado de Ensino), proporcionando o conhecimento de suas funcionalidades e especificidades necessárias a um bom uso do Sistema.

 

Treinamento de Operacionalização do SIE – Módulo Educação


Objetivos específicos;
• Cadastrar um novo curso na instituição;
• Gerenciar os dados de cada curso da instituição;
• Cadastrar informações da estrutura curricular de cada curso;
• Gerenciar as versões de cada curso;
• Gerenciar os membros da equipe de coordenação de cada curso;

 

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos


Compreender quais mecanismos necessários para um eficiente planejamento e gestão/fiscalização de contratos de serviços, possibilitando-o planejar e exercer a gestão e fiscalização do fiel cumprimento das obrigações assumidas pelas partes do contrato administrativo, principalmente os de terceirização com cessão de mão de obra.

 

Instrução Normativa 05.2017


A ‘Capacitação acerca da Instrução Normativa nº 05/2017 de Serviços – expedida pela Secretaria de Gestão - SEGES’ faz-se necessária por se tratar do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública Federal, oferecendo aos servidores públicos uma excelente oportunidade para que possam desenvolver suas atividades com maior eficiência.

 

A nova planilha de custos de acordo com a IN 052017 do MOP


 Saber aplicar a legislação trabalhista, tributária e previdenciária nos contratos com natureza exclusiva de mão de obra.
Específicos:
• Saber identificar os custos que envolvem a contratação.
• Observar que cada item tem amparo legal.
• Saber identificar a legislação que rege a matéria

Curso Siape extrador DW


os servidores serão capazes de efetuar operações no sistema SIAPE de cadastramento e consulta de servidores que refletem na folha de pagamento. Quanto ao Módulo de Extrator de Dados e Data Warehouse estarão aptos não só para realizarem extrações de dados (cadastro e financeiro) de servidores ativos e pensionistas, mas também geração e impressão de relatórios. 

 

Curso Prepara Ufam para aposentadoria


A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) realizou, no período de 23 a 27 de abril, o curso de ‘Gestão para Aposentadoria de Servidores Públicos’, que integra do projeto ‘Prepara Ufam para a Aposentadoria’. O objetivo é auxiliar o servidor que está nesse processo, com orientações nos aspectos previdenciários e psicossociais, contribuindo para a reflexão e troca de experiências significativas.
O lançamento do Programa ocorreu em 2016 com uma série de palestras e em 2018 a Progesp contou mais uma vez com uma equipe multidisciplinar para realização do evento por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas e Coordenação de Desenvolvimento Social.

Atendimento ao Público com foco no Cidadão


O curso tem como objetivo desenvolver aspectos essenciais ao processo de atendimento ao público, considerando as necessidades do Usuário/Cidadão, a comunicação, a empatia e a reflexão crítica sobre o atendimento, oferecendo aos servidores públicos uma excelente oportunidade para que possam desenvolver suas atividades com maior eficiência voltadas para o atendimento à comunidade acadêmica.

 

Curso de Libras Instrumental


Atualmente é de extrema necessidade ambientar a Universidade para um melhor acesso ao público surdo-mudo, com isso a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento e em parceria com a equipe de Tradução da Universidade, sempre visando um melhor atendimento ao público, além de melhores práticas no ambiente de trabalho buscou abrir turmas para suprir esta demanda visando uma melhor acessibilidade.

As aulas foram realizadas na Sala de Treinamento da ProGesp com carga-horária de 60 horas. 

Fórum sobre Progressão e Promoção Docente


A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) realizou a primeira edição do Fórum sobre Promoção e Progressão Docente. A iniciativa visa aproximar a comunidade universitária e discutir temas de interesse de estudantes e servidores da Universidade.
Dividido em momento de exposição sobre a legislação que cerca a temática, incluindo a apresentação da Nota Técnica; participação da Associação de Docentes da Ufam; e no espaço para a interação do público, o fórum proporcionou aos presentes a oportunidade de se apropriar da pauta e esclarecer pontos duvidosos.

Treinamento de Operacionalização do SIE – Turma 2


objetiva o melhor conhecimento dos trâmites teóricos e práticos no Sistema de Informação para o Ensino

Formitex - Curso de Introdução Mobile Android


O desenvolvedor de aplicativos pode aplicar seu conhecimento na linguagem Java para criar aplicativos dentro de uma nova área: o mercado dos smartphones e tablets. O sistema operacional Android, é líder de mercado neste segmento, utiliza Java como a linguagem de programação para seus aplicativos, e traz um conjunto rico de classes e ferramentas para o desenvolvimento de programas que façam uso dos principais recursos existentes nestes aparelhos. 

1º Ciclo de palestras para o desenvolvimento do servidor


O evento “O Ciclo de Palestras” foi pensado justamente para o desenvolvimento psicossocial dos servidores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os temas abrangem não só a parte técnica, mas também a questão comportamental do servidor na Instituição. Atualmente é de extrema necessidade ambientar os Servidores da Universidade sobre temas diversos como Saúde Mental no trabalho; Ética no Serviço Público; Comunicação Assertiva, para desenvolver nos mesmos uma prestação de serviço de excelência,  sendo de essencial importância tanto para o público interno quanto o externo. Com isso, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento com o apoio da Psicologia Organizacional do Trabalho (POT), desenvolveu o ciclo para um melhor desenvolvimento do servidor público, além de melhores práticas no ambiente de trabalho.

 

Curso de Prática e Legislação Aplicada ao Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP 


O curso de capacitação do SCDP justificou-se pela necessidade de atender o Decreto 5.992 de 2006, que determina que toda a administração pública federal deve utilizar o SCDP, desta maneira, teve foco na necessidade de capacitar os usuários do sistema para entenderem as funcionalidades do SCDP e a legislação correlata, tornando-os aptos para inserirem as Propostas de Concessão de Diárias e Passagens, com suas respectivas prestações de contas. O curso visou repassar o conhecimento da legislação aplicada a utilização adequada do sistema e a operacionalização do sistema ao longo do processo.

Curso de Redação Oficial


O curso de Redação Oficial buscou capacitar os servidores a perceber e empregar aspectos específicos da Língua Portuguesa de maior incidência na linguagem jurídica. Levar em conta a diversidade linguística e as demandas próprias do contexto jurídico, bem como o uso adequado do idioma na linguagem jurídica.

 

Excel Básico


Proporcionar aos participantes conhecimentos de planilha eletrônica que permitam a realização de tarefas elementares de cálculos e construção de gráficos. 

Curso de Sanções e Recursos Administrativos em Licitações e Contratos


Capacitar os servidores com as boas práticas de instrução e condução dos procedimentos destinados a aplicar sanções às empresas por infrações cometidas no curso das licitações e na execução contratual, bem como conscientizá-los da responsabilidade dos agentes por ações ou omissões no desempenho de suas atribuições, à luz da legislação de regência e das orientações do Tribunal de Contas da União – TCU.

Curso de Saúde Mental


Atualmente, fala-se muito em saúde física e alimentação saudável, mas você já se perguntou sobre a sua saúde mental? O que ela é? O que ela implica no seu cotidiano? O Curso Saúde Mental tem como objetivo conscientizar as pessoas da importância de se estar atento à saúde mental, sabendo quando se deve procurar auxílio de um profissional, quais são os principais transtornos mentais e, também, como se pode tratar a dependência de álcool e outras drogas.

Curso Noções Básicas de Gestão de Documentos  - Manaus


O curso visa possibilitar a produção, administração, controle e manutenção, economia e eficiência, logo, além de facilitar na fase de elaboração, arquivamento e gerenciamento, uma boa gestão de documentos

Programa de Desenvolvimento Gerencial

 

Desenvolver as competências gerenciais dos servidores em posição de gestão, auxiliando no exercício eficaz de seus papéis e no alcance das metas institucionais. Contou com a participação de Diretores e Coordenadores da UFAM.

 

Excel Avançado


O curso visa apresentar os recursos mais avançados do Excel. Após o curso, o participante estará apto a criar planilhas sofisticadas de análise e controle, importando e extraindo informações relevantes de outras fontes de dados, além de trabalhar com funções e ferramentas que tornarão o trabalho muito mais produtivo e eficaz

 

Curso de Fotografia


O aluno aprenderá o básico da Fotografia digital com ênfase em imagem digital,  luz e cores, as diferenças entre câmeras digitais e analógicas, como funciona o registro da imagem, os dispositivos de exposição, como compor e fotografar uma imagem, como imprimir, como comprar uma máquina.

Curso de Gestão de Riscos


O gerenciamento de riscos é desafio constante no mundo corporativo. O curso Gestão de Risco apresenta, analisa e discute os tipos de riscos e suas metodologias, inclusive os requerimentos de capital regulamentar dispostos pela Basileia e pelo Banco Central do Brasil e o papel inovador da auditoria interna no sucesso do processo de gestão de riscos nas instituições.

Fim do conteúdo da página