Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ações de Capacitação 2019

  • Publicado: Quarta, 16 de Janeiro de 2019, 09h03
  • Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 11h44
  • Acessos: 5935

Ações de Capacitação 2019

 

Curso Gestão de Processos foi promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD, com carga horária de 20 horas.

As atividades foram desenvolvidas na modalidade presencial, no laboratório do CED, no período de 16/12/2019 a 20/12/2019.

 

Confira o relatório do curso aqui.

 

 

Gestão da Integridade foi promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD, com carga horária de 20 horas.

As atividades foram desenvolvidas na modalidade presencial, na Sala de Treinamento da ProGesP, no período de 09/12/2019 a 13/12/2019.

 Confira o relatório do curso aqui

Planejamento Estratégico com foco no resultado foi promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD, com carga horária de 20 horas.

As atividades foram desenvolvidas na modalidade EAD, no Ambiente Virtual da UFAM, no período de 02/12/2019 a 13/12/2019.

Confira o relatório do curso aqui. 

Curso de Assédio Moral foi promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD, com carga horária de 20 horas.

As atividades foram desenvolvidas na modalidade presencial, na Sala de Treinamento da ProGesP, no período de 02/12/2019 a 06/12/2019 .

Confira o Relatório do curso aqui.

Curso Metodologia do Ensino Superior foi promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD, com carga horária de 20 horas.

As atividades foram desenvolvidas na modalidade presencial, na Sala de Treinamento da ProGesP, no período de 25 a 29 de novembro de 2019 e teve como objetivo o planejamento e organização da atividade docente tendo como alicerce uma prática reflexiva sobre o ensino superior.

Confira o Relatório do curso Aqui.

Projeto de Planejamento da Carreira foi promovido pelo Departamento de Saúde e Qualidade de Vida por meio da Coordenação de Desenvolvimento Social em parceria com o Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD, com carga horária de 20 horas.

O módulo 1 teve como objetivo analisar os impactos da subjetividade no processo de aposentadoria do trabalhador.

O curso ocorreu na modalidade Blended Learning, no período de 19/11/2019 a 06/12/2019, tendo como encontros presenciais os dias 19/11, 26/11 e 03/12 (das 13h às 16h). Os encontros presenciais ocorreram na Sala de Treinamento da ProGesP.

Confira o relatório do curso aqui. 

PDG - 2º Módulo: Gestão por Competências foi promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD, com carga horária de 20 horas.

O módulo teve como objetivos desenvolver no gestor a habilidade de identificar as competências de cada componente da equipe; desenvolver no gestor a habilidade de identificar as competências organizacionais necessárias para o setor de trabalho; correlacionar as competências existentes com as competências necessárias, identificando as lacunas existentes; oferecer ferramentas de gestão para elaboração de um plano de desenvolvimento a partir dos resultados do ponto; desenvolver uma visão holística da gestão a fim de valorizar as competências existentes no setor através de atividades adequadas aos perfis da força de trabalho.

O curso ocorreu na modalidade Blended Learning, no período de 05/11/2019 a 18/11/2019, tendo como encontros presenciais os dias 5/11, 7/11 e 12/12 (das 13h às 16h). Os encontros presenciais ocorreram na Sala de Treinamento da ProGesP.

Confira o relatório do curso aqui. 

Curso Gestão de Riscos

O Curso Gestão de Riscos , com carga-horária de 20 horas, foi promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD, na Sala de Treinamento da ProGesP.

O curso ocorreu na modalidade presencial, de 14 a 18 de outubro de 2019 e teve como objetivo caracterizar a gestão de riscos  no setor público visando integrar conhecimentos quanto aos procedimentos para aplicação dos conceitos, ferramentas, técnicas, método e normas, bem como a implantação, o funcionamento e os resultados esperados da gestão de riscos.

Confira o Relatório do Curso aqui.

III Semana do Servidor e da Servidora foi promovido pelo Departamento de Saúde e Qualidade de Vida por meio da Coordenação de Desenvolvimento Social em parceria com o Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD, com carga horária de 12 horas.

O curso ocorreu na modalidade presencial, no período de 29/10/2019 - 30/10/2019.

III Semana de Saúde Mental do Servidor: Práticas de Prevenção e Promoção de Saúde

O Evento III Semana de Saúde Mental do Servidor: Práticas de Prevenção e Promoção de Saúde, com carga-horária de 20 horas, foi promovido pela Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor – SIASS e Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD. 

O evento ocorreu na modalidade presencial, de 23 a 27 de outubro de 2019,  em alusão à a campanha de Setembro amarelo e foi destinado aos servidores da UFAM e de órgãos partícipes.

Confira o Relatório do Curso aqui.

 

Excel Básico

O curso Excel Básico, com carga-horária de 20 horas, foi promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD. 

O curso, destinado aos servidores da UFAM, ocorreu na modalidade presencial, de 23 a 27 de outubro de 2019 e teve como objetivo capacitar servidores na criação de planilhas, uso de fórmulas básicas, alimentar dados e elaborar  relatórios, visando agilizar seus processos de trabalho.

Confira o Relatório do curso aqui.

Curso de Avaliação de Imoveis - Módulo IV - Avaliação de Edificios - Métodos dos Custos de Reprodução

Carga Horária: 20 horas

Período de Realização: 22/07/2019 a 26/07/2019

Modalidade: Presencial 

Público - alvo: Servidores da UFAM.

 

 

Tecnologia de Conferencia a Distancia

Carga Horária: 20 horas

Período de Realização: 22/07/2019 a 26/07/2019

Modalidade: Presencial 

Com o desenvolvimento de tecnologias interativas, que possibilitam contato em tempo real entre locais separados geograficamente, começam a surgir as chamadas classes virtuais. Dentre as principais características destas novas salas de aula, pode-se citar a possibilidade de contato entre alunos de diferentes regiões, que podem colaborar com uma quantidade maior de informações, além de permitir o acesso a um quadro bastante extenso de professores, numa dimensão impossível para uma única instituição educacional local.

Relatório do Curso

 

Curso de Introdução à Universidade 

Carga Horária: 20 horas

Período de Realização: 25 a 29 de Novembro

Modalidade: Presencial 

Público - alvo: Servidores docentes de Magistério Superior da UFAM.

 

Curso de Libras Instrumental

O curso LIBRAS INSTRUMENTAL, carga-horária de 60 horas, foi promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD. A capacitação foi destinada a servidores docentes e técnico-administrativos da UFAM, na modalidade presencial, de 08 a 26 de julho de 2019 e teve como intuito proporcionar, aos servidores, experiências através do uso da Língua Brasileira de Sinais e do contato com a comunicação visual, preparando o servidor para um melhor atendimento ao público surdo, dos diversos setores da universidade, eliminando barreiras linguísticas.

Acesse o Relatório Final do Curso aqui.

CURSO SEI USAR: ÓRGÃOS SUPLEMENTARES

 A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP, capacita servidores da RPOEG, ICE, CPA, PROPLAN, ICB, CAM, CED, PROPESP, CETELI, ICE, ARQUIVO para utilização do SEI - Sistema Eletrônico de Informação. SEI! Usar, é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real e será utilizado por todos os servidores em nossa instituição.

 

 

  

CURSO SEI USAR : Coordenações de PÓS-GRADUAÇÃO

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP, capacita servidores da PPGFIS - ICE, INC, PPG - FCA, PPGENF - EEM, PPGEC - FT, ARII, OUVIDORIA GERAL, PROCURADORIA para utilização do SEI - Sistema Eletrônico de Informação. SEI! Usar, é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real e será utilizado por todos os servidores em nossa instituição.

Curso de Gestão de Riscos

O curso, com carga horária de 28 horas, foi ofertado pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD, com o objetivo capacitar os servidores quanto aos conceitos relacionados à Gestão de Riscos, abordando metodologias, ferramentas e etapas para o gerenciamento de riscos, para antever riscos por meio de sua identificação, análise e elaboração de um plano de respostas, bem como conhecer os principais normativos, conceitos e metodologias a respeito do tema, possibilitando que sejam mapeados e controlados os eventos de riscos.

Relatório Final de Curso

 

Informática Básica

 O curso de Informática Básica, carga-horária de 20 horas, foi promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD. A capacitação foi destinada a servidores docentes e técnico-administrativos da UFAM, na modalidade presencial, de 24 a 28 de junho de 2019 e teve como intuito proporcionar, aos servidores, conhecimentos básicos para o uso de computadores em ambiente operacional. 

Acesse aqui o Relatório Final do Curso.

PDG - Programa de Desenvolvimento Gerencial

TV UFAM

1° Módulo: Gestão de Equipes de Alta Performance.

Carga Horária: 40h

Período de Realização: 03.06.19 a 01.07.19

Modalidade: Blended learning. 

Relatório Final do Curso

 

 

XIII SEMINÁRIO INTEGR@ UFAM 2019

TV UFAM

O Acolhimento Institucional, XIII Integrando-se à UFAM – Integr@Ufam 2019,  organizado pela Pró-Reitoria de Getsão de Pessoas – PROGESP na modalidade Blended Learning, é realizado para recepcionar os novos servidores da Universidade Federal do Amazonas - UFAM). Durante o evento, os servidores puderam prestigiar palestras com orientações sobre as políticas institucionais, os principais direitos e deveres do servidor público, as oportunidades de desenvolvimento, capacitação e valorização na carreira, a aposentadoria no serviço público, entre outros temas. A programação ocorreu entre os dias 20 e 21 de junho, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais – FES.

Edição 2019 - Esta edição foi direcionada aos servidores admitidos a partir de abril de 2018 e contou com novidades como o curso de Ética e Postura Profissional no Trabalho na modalidade EaD, entre outros.

Relatório Final de Curso

Ética e Postura Profissional no Trabalho

 O evento promovido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas - DDP, faz parte do Programa Integr@Ufam 2019, que trouxe a temática em forma de curso, o que permite que os participantes sejam capazes de identificar os direitos, deveres e princípios que devem nortear o servidor público em sua atuação no trabalho e fora dele, bem como das vedações e penalidades que este servidor está sujeito. A capacitação foi destinada aos servidores ingressos da UFAM e interessados em adquirir conhecimento da prática da cidadania correta, sem vício, voltada para o interesse público, destinada a atender os anseios da sociedade. 

Relatório Final de Curso

Redação oficial

O curso de Redação Oficial, com carga-horária de 20h, promovido pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGESP, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento – CTD, teve o intuito de capacitar o servidor para elaborar textos e documentos institucionais, com clareza, correção e objetividade, respeitando a linguagem e os aspectos formais da redação e os padrões da Redação Oficial, a fim de que suas atividades sejam realizadas com eficiência e eficácia. A capacitação foi destinada a servidores docentes e técnico-administrativos da UFAM, na modalidade à distância.

Relatorio Final do Curso

CURSO SEI USAR : BIBLIOTECA CENTRAL, CTIC, MUSEU AMAZÔNICO, BIOTÉRIO CENTRAL, PREFEITURA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, CHEFIA DE GABINETE, PROPLAN e CED

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP, capacita servidores da BIBLIOTECA CENTRAL, CTIC, MUSEU AMAZÔNICO, BIOTÉRIO CENTRAL, PREFEITURA DOS CAMPUS UNIVERSITÁRIO, CHEFIA DE GABINETE, PROPLAN E CED para utilização do SEI - Sistema Eletrônico de Informação. SEI! Usar, é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real e será utilizado por todos os servidores em nossa instituição.

  

 CURSO SEI USAR : PROTEC, PROEXT, PROEG E PÓS-GRADUAÇÃO

 A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP, capacita servidores da PROTEC, PROEXT, PROEG e PÓS-GRADUAÇÃO para utilização do SEI - Sistema Eletrônico de Informação. SEI! Usar, é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real e será utilizado por todos os servidores em nossa instituição. 

 

 

Curso Avaliação de Imóveis Módulo III: Tratamento por Inferência Estatística 

 O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, em parceria com a Prefeitura do Campus Universitário (PCU), promoveu aos servidores técnico-administrativos e docentes da UFAM e  de órgãos parceiros a esta instituição o curso "Avaliação de ImóveisMódulo III: Tratamento por Inferência Estatística com carga horária de 20 horas. A capacitação contou com o instrutor e servidor da UFAM Msc. Engenheiro Civil Marcus Vinícius de Vasconcelos Paiva. O objetivo do curso foi propiciar aos participantes as bases para a atuação na área de avaliação de terrenos, junto a clientes e particulares, empresas privadas, órgãos públicos de acordo com as Normas Técnicas da ABNT NRBR 14.653-2, visando aplicá-los na prática. 

 

 Oficina sobre o Módulo de Ações Judiciais no SIGEPE

 O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas  - DDP promoveu capacitação no dia 23 de abril sobre o módulo de Ações Judiciais no SIGEPE, ministrado pelo Coordenador  Geral de Procedimentos Judiciais do Ministério da Economia, Hermes Engelmann Rodrigues, a fim de proporcionar conhecimento a respeito da utilização do módulo, conferir mais segurança e agilidade ao processo de cumprimento das decisões judiciais, bem como a importância do recadastramento das ações vigentes  no antigo Sistema de Ações Judiciais - SICAJ.

Diálogos sobre Saúde Mental, emocional e qualidade de vida

 PAC 2019 - Atividade 01.

A expectativa é que o curso tenha proporcionado ao participante desta capacitação aprendizagem de  métodos de acolhimento e obtenha diretrizes para atuar diante de situações singulares relacionadas à saúde mental, como resultado do aprofundamento do conhecimento acerca da temática em tela.

Relatório do Curso

 

Ciclo de Palestras para Educação e Saúde do Servidor Público Federal

Pensando em proporcionar melhor qualidade de vida aos servidores da universidade, a Progesp, por meio do Departamento de Desenvolvimento – DDP, incluiu no Plano anual de capacitação – PAC 2019, o  Ciclo de Palestras para Educação em Saúde do Servidor Público Federal e conta com os parceiros SIASS, DSQV, CAIS e GMTS . Serão abordadas onze temáticas no decorrer do ano. Essas ações são voltadas para a prevenção da saúde, orientação e informações sobre doenças de uma forma reflexiva,  levando o servidor a uma análise crítica da situação,  potencializando esses sujeitos para a construção de estratégias coletivamente.  A 1ª palestra do ciclo ocorreu dia 28/02/2019 na sala de Treinamento da Progesp, transmitida ao vivo por Webconf para as cinco unidades fora da sede IEAA, INC, ICSEZ, ICET, ISB, HUGV e Francisca Mendes.

Curso Política de Igualdade Racial no Brasil: Implicações na Universidade

 

Voltado para os servidores TAES e Docentes da Universidade,  tem o objetivo de compreender o processo de construção das relações étnico-raciais no Brasil, e as configurações sociais, políticas e intelectuais que influenciaram o estabelecimento da política de igualdade racial no Brasil, bem como as Implicações Política de igualdade racial na universidade.

Relatório do curso

 

SEI! USAR PROGESP

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP, capacita servidores da PROGESP para utilização do SEI - Sistema Eletrônico de Informação. SEI! Usar, é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real e será utilizado por todos os servidores em nossa instituição.

 

SEI! USAR PROADM

 

 A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP, capacita servidores da PROADM para utilização do SEI - Sistema Eletrônico de Informação. SEI! Usar, é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real e será utilizado por todos os servidores em nossa instituição.

 

 

Acesse Aqui:  

Calendário de Capacitação 2019

PDG - Programa de Desenvolvimento Gerencial

Resultado Financeiro de Treinamento e Desenvolvimento 2019

 Feedbacks - Capacitações internas 2019

 

 

Fim do conteúdo da página